Ocupar o espaço

Escrito por Janaína Russef

Tempo: 50 min
Faixa Etária: A partir de 8 anos
Objetivo: Trabalhar a noção espacial, a capacidade criativa e a expressão corporal

Espaço para trabalho: O ideal é uma sala ampla e sem mesas e cadeiras, mas entendendo a realidade que trabalhamos, peça que os alunos afastem suas mesas para trás e para o lado da sala. Se houver muita criança, trabalhe com dois grupos: um fica sentado na cadeira laterais e assiste enquanto o outro trabalha.

Sem deixar nenhum espaço vazio na sala, todos os alunos deverão caminhar com rapidez (sem correr), de maneira que seus corpos estejam sempre mais ou menos equidistantes de todos os outros e espalhados pela sala.

a) De tempos em tempos, o professor dirá “Para!” e todos deverão parar, procurando fazer com que não haja nenhum espaço desocupado na superfície da sala.

Não se pode parar antes do “Para!”.

Se alguém vê um espaço vazio, vai completá-lo com seu corpo; no entanto, como e proibido parar, deve continuar andando, buscando outro espaço vazio e esvaziando aquele onde esta.

b) Em vez de dizer somente “Para!”, o professor dirá também um numero, e então todos deverão formar grupos segundo o numero anunciado: 3, 5, 8 pessoas etc. Cada grupo deve estar eqüidistante dos outros grupos, a fim de não permitir que haja espaços vazios na sala.

c) O professor menciona um numero e uma figura geométrica, e os atores deverão se organizar em grupos formando a figura geométrica indicada: quatro círculos, três losangos, cinco triângulos etc.

d) O professor menciona um numero e uma parte do corpo. Se disser, por exemplo, três narizes e sete pés, então três narizes e sete pés deverão se tocar. Todo o espaço da sala devera estar ocupado por grupos que estejam equidistantes, como nos exercícios anteriores.

e) O professor menciona uma cor e uma peca de vestiário; por exemplo, juntem-se pela cor da camisa, ou dos cabelos, ou dos olhos... e os atores assim o farão... assegurando-se de que os grupos estejam igualmente distribuídos por toda a sala.

f) Os alunos correm lentamente (no correr, em alguns momentos os dois pés ficam no ar; no andar, um dos pés esta sempre no solo). De tempos em tempos, o diretor dirá “Colar!” e imediatamente os atores se juntarão (colados) em grupos de três, cinco ou mais integrantes, sem parar de correr. Em seguida o professor dirá “Separar” e todos se separarão. O professor dirá “Para!” e todos pararão onde estão, com um só pé tocando o solo. O outro pé e as duas mãos tentarão tocar três companheiros diferentes: o resultado será uma teia de aranha.

Fonte: Jogos para Atores e Não-Atores, de Augusto Boal .