RJ: Inscrições abertas das VI Jornadas Internacionais Teatro do Oprimido e Universidade

Prazo para submissão de trabalho: 31/05/2018 a 16/07/2018

O GESTO e o NEPAA convidam pesquisadores, artistas, docentes e discentes da rede pública e particular do Ensino Superior e da Educação Básica, na área de Arte (Música, Teatro, Dança e Artes Visuais) e nas áreas afins (como Pedagogia, História, Filosofia, Letras e Comunicação Social entre outras), e comunidade, em geral, para participarem da VI JORNADAS INTERNACIONAIS TEATRO DO OPRIMIDO E UNIVERSIDADE - este ano com o tema Ensaios para a Revolução: Resistir é preciso, aprovado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Teatro do Centro de Letras e Artes da UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -campus Pão de Açúcar, Rio de Janeiro, RJ.

Trata-se de evento acadêmico internacional de disseminação de pesquisa, intercâmbio artístico e aperfeiçoamento em práticas pedagógicas pertinentes que utilizem a metodologia do Teatro do Oprimido.

Sobre o Evento:

A I Jornada Teatro do Oprimido e Universidade, sob o tema Teoria e Prática (fruto da curta passagem do Acervo Boal pela UNIRIO) ocorreu em junho de 2013, com a participação de pesquisadores de treze nacionalidades diferentes e teve como objetivo principal observar e refletir sobre os estudos e aplicação, como recurso pedagógico, da metodologia criada por Augusto Boal (1931-2009) - dramaturgo, diretor teatral, professor, político e teatrólogo.

Permanecendo por dois anos na UNIRIO, o Acervo Boal foi catalogado e organizado pelo NEPAA com o apoio da FAPERJ, auxiliando diversas pesquisas – Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses. Atualmente, o mesmo encontra-se na UFRJ (em consórcio com a UNIRIO) em fase de digitalização e, parte dele, já está disponível em suporte eletrônico. Esta curta permanência gerou, também, diferentes cursos, tanto na graduação, quanto na pós-graduação como, o estudo da obra dramatúrgica de Augusto Boal na disciplina LED – Leitura Dramatizada; e os cursos Augusto Boal: Arte, Política e Pedagogia (2011); Do distanciamento de Bertold Brecht ao Teatro do Oprimido de Augusto Boal- ofertada para alunos do PPGAC e ao curso do Mestrado Profissional do PPGEAC, além da disciplina de técnicas paralelas Teatro do Oprimido de Augusto Boal e oficinas livres de extensão universitária.

Outro legado foi que, estudantes e pesquisadores do NEPAA criaram um Grupo de Estudos em Teatro Oprimido – o GESTO, com a missão de difundir as ideias e pensamentos boaleanos sobre as funções sociais, educativas, terapêuticas, políticas e artísticas do seu método – hoje praticado em mais de setenta países.

As II Jornadas teve a duração de dois dias e incluiu conferências, relatos de práticas, projetos e experiências, comunicações orais, apresentações de pôsteres, oficinas, apresentações artísticas de T.O. e lançamento de livros, e contou com 295 inscritos. A programação aprofundou a análise das relações entre a o Teatro do Oprimido e a Arte, a Política e a Pedagogia, as três grandes áreas onde Augusto Boal atuou.

As III Jornadas Internacionais Teatro do Oprimido e Universidade - Sociedade, Diversidade, Comunidade - trouxe uma novidade. Além dos três dias de atividades dentro da UNIRIO (3, 4 e 5 de agosto) com conferências, comunicações orais, relatos de práticas, oficinas, apresentações artísticas de T.O. e lançamento de livros., dois dias (7 e 8 de agosto) foram dedicados ao acompanhamento de ações e espetáculos de Teatro do Oprimido nas ruas e comunidades do Rio de Janeiro.

As IV JITOU aconteceram nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2016, celebrando os trinta anos de artivismo do Centro de Teatro do Oprimido que sobre direção de Augusto Boal atuou em todo território brasileiro multiplicando a metodologia em projetos sociais desde 1986.

As V JITOU – Teatro do Oprimido e Educação: Práticas Político-Pedagógicas acontecerá dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2017 na Escola de Teatro do Centro de Letras e Artes da UNIRIO.

A programação inclui palestras, fóruns de discussões, rodada de comunicações orais, lançamento de livros e apresentações de processos artísticos de Teatro do Oprimido.

INSCRIÇÕES: CLIQUE AQUI

INFORMAÇÕES:

aldeiaculturalcasaviva@gmail.com

Sala do NEPAA –- 0 xx 55 21 2542 3162 – 993397368

Escola de Teatro - Avenida Pasteur, 436/fundos – URCA - Rio de Janeiro, RJ - Brasil