fórum

O Fórum Teatro na Escola é um espaço de troca de ideias, opiniões, reflexões teóricas e práticas sobre diferentes temas envolvendo o ensino do teatro na educação básica. ATENÇÃO: Para acessar o FÓRUM é necessário estar cadastrado no site e realizar o LOGIN de acesso. Para fazer o cadastro, Clique Aqui!

× Bem-vindo ao fórum do Teatro na Escola

Professor, com a aprovação da PL 7.032/2010 de 2010 a partir de agora Teatro é linguagem obrigatória na Educação Básica então, “A questão agora não é mais: devemos ensinar? A questão é: como devemos ensinar e aprender?, B. Brecht”.
Como ensinar teatro na escola? Como planejar o ensino continuado da disciplina?
Sabemos que muitas vezes nos deparamos com salas de aula superlotadas, recursos precários e espaços limitados para desenvolver a prática teatral na escola de ensino básico. O que fazer? Como trabalhar?
Que tal usarmos este espaço para refletirmos ?

emo Vamos refletir?

Mais
4 anos 11 meses atrás #3

Gostaria de fazer um adendo a essa questão. É importante também pensarmos em quem irá ensinar teatro na escola. Há a lei federal,mas muitas vezes não é cumprida. Eu moro na Bahia e tenho Licenciatura em Teatro,e o que mais vejo são professores de outras disciplina ensinando Arte. Acho isso um absurdo! Temos que lutar por um ensino de qualidade na nossa área e isso inclui lutar pela contratação de professores licenciados em sua linguagem artística. Outra pática muito recorrente, também, são os professores que são obrigados a educar ESTETICAMENTE o aluno em todas as linguagens artísticas, um resquício das reformas curriculares da nossa ditadura que deve ser combatido, pois nos remete a polivalência.

Os seguintes usuários disseram Obrigado: TIBURCIODAPAZ

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
4 anos 10 meses atrás #9

compartilho das mesmas aflições da luiza. moro em belém, sou licenciada em teatro, e venho acompanhando o desrespeito às leis tanto por instituições privadas quanto pelos ÓRGÃOS públicos que ainda insistem com os concursos para professor de artes, não considerando a sua habilitação. aqui também, professores sem habilitação alguma em arte, ministram a disciplina, e também somos obrigados a "ensinar todas as linguagens"em 50 minutos de aula por semana. porque ainda tem isso, nosso sistema é escravizado dentre tantas coisas pelo senhor enem, e assim, algumas áreas são muito mais solicitadas que outras. Conclusão: "professor de arte" tem que se desdobrar em 10 escolas pra conseguir uma carga horária decente - convenhamos, prática prejudicial em vários aspectos.

Os seguintes usuários disseram Obrigado: TIBURCIODAPAZ

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
4 anos 9 meses atrás #23

tenho uma questão a respeito da qualificação dos professores para ministrar aulas de teatro... por exemplo, tenho título de bacharel em direito porém nunca trabalhei na área... sou atriz profissional e há muito tempo trabalho e estudo teatro. sempre participo de cursos e afins na área artística e pedagógica... mas sou contratada como 'instrutora' de teatro por não ter o título em licenciatura. busquei um curso de licenciatura em teatro e encontrei 'licenciatura em artes visuais' e a grade curricular tem uma 'pitada' de várias linguagem artísticas e o teatro faz parte desse variado cardápio... pergunto: não existe ou não existirá um curso de formação, com licenciatura, que capacite ator/diretor para ministrar aulas específicas de teatro?? não acho interessante professores com formação em artes plásticas e/ou música aplicando aulas de teatro ou dança, por exemplo... eu não tenho conhecimento suficiente para assumir aulas em outra linguagem artística que não seja o teatro e acredito que para outro profissional deva ser assim também! teremos cursos de qualidade para capacitar os profissionais com essa nova lei? teremos professores realmente especializados em teatro, música, dança, artes... cada um trabalhando exclusivamente na sua área de modo produtivo e com qualidade?????... dúvidas... muitas dúvidas...

Os seguintes usuários disseram Obrigado: TIBURCIODAPAZ

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
4 anos 9 meses atrás #24

Olha,
minha opinião é que devemos lutar para que professores de teatro tenham licenciatura plena em teatro. Há diversas universidades que oferecem licenciatura em teatro, embora ainda precisemos de mais, pelo país. Hoje em dia, infelizmente, os concursos que abrem para área de arte privilegiam os professores com formação em Artes Visuais ou Música. Penso que o próximo passo seja continuarmos nos engajando e PRESSIONANDO para que abram concursos para todas as linguagens artísticas (teatro, dança, musica e Artes Visuais) e que não sejamos obrigados a ministrar todas as linguagens. Pelo fim da polivalência!

Os seguintes usuários disseram Obrigado: TIBURCIODAPAZ

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.168 segundos
Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress