fórum

O Fórum Teatro na Escola é um espaço de troca de ideias, opiniões, reflexões teóricas e práticas sobre diferentes temas envolvendo o ensino do teatro na educação básica. ATENÇÃO: Para acessar o FÓRUM é necessário estar cadastrado no site e realizar o LOGIN de acesso. Para fazer o cadastro, Clique Aqui!

× Olá!
Me chamo Brisa, trabalho em uma escola para crianças e adolescentes especiais e comecei a dar aula de teatro recentemente. Não são todos os grupos que é possível trabalhar o teatro em si, mas algumas técnicas são utilizadas para que possam ajudá-los nas formas de expressão, consciência corporal, no desenvolvimento pessoal, relações interpessoais, etc.
Gostaria muito de poder fazer trocas a respeito de técnicas que possam ser trabalhadas com esses jovens: -cenas de filmes, músicas, acessórios, jogos, movimentos, etc. Sempre estou buscando algo novo para levar, mas como não tenho a formação em artes cênicas (sou psicóloga) preciso dessas trocas. Se pudermos fazê-las será muito gratificante.

emo ola

Mais
4 anos 10 meses atrás #17

Oiiu brisa. Essa é uma area com a qual ainda não tive oportunidade de trabalhar. No ano de 2014 eu dei aula de teatro em uma escola publica regular e tive 3 alunos com necessidades especiais. Um em cada sala. O grande problema eh que as turmas tinham de 25-30 alunos então o trabalho era muito difícil. Infelizmente eu não pude me dedicar ao ensino de teatro com esses 3 estudantes. Tenho muito interesse em ler sobre e entender mais.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
4 anos 10 meses atrás #18

Sou professor da rede pública de ensino do município do Rio de Janeiro. Esse ano estou dando aula para uma turma com um aluno integrado. Ele tem Síndrome de Asperger. Para mim é um desafio diário, mas tento, a partir das minhas buscas e pesquisas, trazer atividades que comtemplem a turma e a necessidade do aluno. È bastante difícil encontrar espaços que troquem esse tipo de dicas, então penso que poderíamos usar esse Fórumpara trocarmos dicas de aulas e jogos teatrais. Segue minha dica de Jogo para trabalhar com o aluno com Síndrome de Asperger:

uma coisa que percebi é que ele tem pouca concentração, o barulho incomoda muito e qualquer coisa fora da sua rotina causa agitação (tento sempre antes da aula explicar como iremos trabalhar para que eles se organize)
Usei esses dias um jogo que eu pesquisei aqui no Portal: Jogo do Silêncio. Foi ótimo e funcionou muito bem! Segue o jogo:
Faixa Etária: a partir de 8 anos
Objetivo: Trabalhar a concentração e a atenção.
Faça bolas de papel pequenas, o suficiente para que cada integrante fique com 5 bolinhas. Essas bolinhas funcionarão como moedas.
O jogo é o seguinte, cada aluno anda com essas 5 bolinhas na mão, ao sinal do professor o aluno para diante de outro colega e tenta não se comunicar com ele de forma nenhuma. Caso haja algum tipo de comunicação, riso etc o integrante que riu ou que conversou primeiro, paga uma "moeda" para a dupla. Caso alguém fique sem moedas, a pessoa senta e espera até o final da atividade.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
4 anos 10 meses atrás #22

Olá a todos e obrigada Teatro na escola por abrir esse tópico! Acho muito importante essa discussão. Esse ano não tenho alunos incluídos em minhas turmas, mas ano passado tive um aluno autismo. Era meu primeiro ano como professora e fiquei completamente perdida. Concordo com a sugestão do Fábio e fiz a mesma proposta no Tópico de como trabalhar Teatro Na educação Infantil. Vamos trocar ideias e dicas de jogos e exercícios teatrais. Um jogo que fazia e dava muito certo com eles,que também encontrei aqui no Portal, foi o jogo do hipnotismo:
Peça que as crianças se distribuam pelo espaço e forme duplas. Um participante põe a mão a poucos centímetros do rosto de outro e este fica como que hipnotizado, devendo manter orosto sempre à mesma distância da mão do hipnotizador. Este inicia uma série de movimentos lentos com

a mão, para cima e para baixo, fazendo com que o companheiro faça com o corpo todas as contorções possíveis a fim de manter a mesma distância. A mão hipnotizadora pode mudar, para fazer, por exemplo, com que o ator hipnotizado seja forçado a passar por entre as pernas do hipnotizador.

Observação: Para formar duplas sugiro: Peça que os alunos caminhem pelo espaço e que ao seu sinal formem grupos a aprtir do que for pedido. Exemplo: 3 pés esquerdos, 2 orelhas, 5 barrigas, etc. Essa dinâmica é divertida e possibilita que dupla sejam formadas aleatoriamente.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.185 segundos
Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress