planos de aula

Aqui você encontra uma seleção de Planos de Aulas para orientar o trabalho em sala. Este é um espaço colaborativo que que visa compartilhar informações entre os educadores de teatro. Participe você também. Compartilhe suas dicas e inspire outros professores!

Sexta, 27 Fevereiro 2015 16:18

O primeiro dia de aula - nunca fizemos teatro

Escrito por Janaína Russeff

Tempo: 100 min
Faixa etária: a partir de 11 anos

Objetivo: Conhecer a turma e Introduzir a linguagem teatral

Aula:

1- Quebrando o gelo.

Converse um pouco com a turma sobre o fazer teatral. Verifique quem já teve contato com o teatro; fazendo aula ou assistindo à uma peça . Pergunte quais são expectativas deles com a aula. Tente falar um pouco o que pretende trabalhar ao longo do ano, etc. Fique sempre atento e aberto às questões levantados por eles. Este é um momento que, em geral, estão um pouco amendrontados, pois ainda entendem que trabalahar teatro é se expor ou "pagar mico" para os colegas.

2- Começando os trabalhos.

*Prepare com antecedência um sacola com uma título: Nomes

Fale para turma que, para nos conhecermos melhor, faremos uma atividade prática e que todos serão convidados a participar. Entregue para eles um pequeno papel e solicite que preencham com nome, idade e colégio que estudaram no ano anterior. Ao final coloque todos os papeizinhos na sacola.

3- Estimulando a criatividade.

*Prepare com antecedencias duas sacolas com uma título para cada: Férias e Primeiro dia de aula.

Entregue dois papéis, se possível de cor diferente, para cada aluno. Peça que sejam criativos e elaborem uma breve situação para cada tema da sacola: Férias e Primeiro dia de aula. Estas situações poderão ser verídicas ou inventadas, mas é importante que elas sejam curtas e objetivas. Ex: Entrei na sala de aula errada, Está chovendo hamburguer, etc.

A medida que forem terminando, peça que coloquem os papeis nas respectivas sacolas.

4- As estátuas da reações.

*A sala de aula servirá de teatro. Use a frente como palco e as carteiras como plateia. Para ajudar no 'clima", recomendo que usem um refletor de luz.

regra: 4 alunos se posicionam no palco*, um do lado do outro e de costas para a plateia. A luz e o refletor são apagados. O professor sorteia um situação, lê em voz alta e fala ação e acendo o refletor. Os alunos viram imediatamente e congelam na reação que teriam àquela situação. Faça mais ou menos 3 situações por equipe.

Obs: Use a sacola de nomes para sortear a ordem de participação. Em geral eles ficam envergonhados, mas a medida que trabalham perdem a vergonha. Antes de iniciar a atividade ressalte a importancia de cada um respeitar o trabalho do outro, envitando comentários e conversar durante as atividades.

5- Refletindo

Converse brevemente com a turma como foi esta primeira experiência.

Lido 62795 vezes Última modificação em Domingo, 14 Agosto 2016 13:18