Quem sou eu?

Faixa Etária: a partir de 11 anos
Tempo: --
Objetivo: Trabalhar principalmente o  Quem da cena.

Um dos participantes deixa o ambiente e, ao voltar, deve adivinhar que personagem os outros decidiram que ele é.

Selecionar um grupo entre 4 6 alunos/atores. Pedir que um dos alunos saia da sala. Combinar com os atores que ficaram quem é o ator que saiu de sala ( exemplo: um médico, um professor, uma celebridade, um coveiro, etc). O grupo inicia o improviso deixando claro o Onde, o O quê e o Quem.  O professor pede que o aluno/ator entre na sala e observe o improviso. Ao sinal do professor, o aluno/ator entra em cena sem personagem (neutro). Os alunos/atores em cena devem se relacionar com o ator que estava fora de cena. Nessa hora, aparecem as dicas sobre como os outros se referem a ele na cena.

Evidentemente, eles não podem dizer o nome dele ou fazer qualquer referência direta sobre quem ele é. A medida que o ator entendem Quem ele é , tiver ideia sobre que pessoa ele é, deve começar a adotar o modo de agir característico daquela pessoa e dizer as mesmas coisas que ela diria. Se ficar evidente que está enganado, ele deve atuar como espectador e ouvir um, pouco mais até ter outra ideia sobre quem pode ser.

Continue sempre em forma de uma cena. Evite fazer perguntas como "Eu derrubei uma cerejeira?" ou "Sou eu George Washington?" (ou similares racionais). Comece com ou um ou dois atores e com aquele que tenta adivinhar. Outros podem entrar em cena se tiverem ideias para pistas, mas devem sair logo que tiverem cumprido seu propósito, de modo a não haver muitas pessoas no palco. Ao mesmo tempo, este exercício é bom para desenvolver a representação de um personagem.

Mais nesta categoria: « Marca de Estilo Fala oculta »