teoria e história do teatro

Confira abaixo a lista com os livros sugeridos. Caso queira indicar outro livro entre em contato conosco clicando AQUI!

O que é teatro

O que é teatro

Autora: Fernando Peixoto

Editora: Brasiliense

Algumas vezes, quase perde o sentido; em outras, é perseguido; ora se refugia em pequenas salas escuras, ora sai para as ruas... Diversão e conhecimento, prazer e denúncia, emoção - como definir o teatro, qual o seu significado social, suas perspectivas e tendências? E o que é fazer teatro?

Teatro

Teatro

Autora: Raquel Coelho

Editora: Formato

Inovadora no texto e na ilustração, a Coleção 'No Caminho das Artes' reafirma o talento de Raquel Coelho para diferentes expressões de arte, seja para praticá-las, seja para falar delas. Uma das intenções da coleção é informar leitores sobre diversas formas de arte de maneira prazerosa, leve e ao mesmo tempo consciente.

Pequena viagem pelo mundo do teatro

Pequena viagem pelo mundo do teatro

Autora: Hildegard Feist

Editora: Moderna, 2005

O mundo do teatro é imenso. Como seria possível conhecê-lo numa pequena viagem, vamos nos limitar ao teatro ocidental e visitar alguns dos autores mais significativos de determinados períodos da história. Também vamos ver de perto alguns tipos de edifício usados para representações teatrais ao longo dos séculos e conhecer um pouco do trabalho necessário para a criação de um espetáculo. Esperamos que essa amostra aguce sua curiosidade para pesquisar mais o assunto. Com isso você vai exercitar sua sensibilidade, apurar seu senso crítico e ampliar seus conhecimentos. Embarque nessa idéia e boa viagem!

História Mundial do Teatro

História Mundial do Teatro

Autora: Margot Berthold

Editora: Perspectiva

Este livro, unindo história de dramaturgia e do espetáculo, análise estética e crítica das tendências e correntes artísticas vigentes dentro e fora do palco, as fíguras e as obras marcantes da criação cênica e suas inter-relações, enfeixa num só volume um repertório que será de utilidade indubitável para quem, especialista ou iniciante, buscar em suas páginas informações precisas e uma visão dos períodos mais representativos da história do teatro.

História do Teatro Brasileiro - Volume I

História do Teatro Brasileiro - Volume I

Autor: João Roberto Faria

Editora: Perspectiva

Atento às várias épocas e modos de realizar a arte teatral no Brasil, este primeiro volume, Das Origens ao Teatro Profissional da Primeira Metade do Século XX, considera e avalia as suas inter-relações e diferenças. O teatro jesuítico, por exemplo, requer uma abordagem diacrônica, voltada mais para um trabalho arqueológico, em virtude da escassez documental e textual em que está envolvido esse fazer teatral, muito embora as páginas a ele dedicadas tenham recebido o sopro de uma tentativa de captar sua realidade enquanto expressão de uma arte que só se materializa por sua vida no aqui e agora. Assim sendo, relevam não só os aspectos ligados ao escrito dramatúrgico, como tudo o que ele envolvia para expor-se e comunicar-se com seu espectador, num movimento de captura do processo vivo das primeiras manifestações teatrais no Brasil Colônia. Subsequentemente, o mesmo propósito e os mesmos instrumentos de abordagem estendem-se aos desdobramentos anteriores do teatro em cena até meados do século XX, quando o “teatrão”, embora conservando espetáculos e artistas de vitalidade convincente, é questionado por novas propostas com atrevimentos da vanguarda e embasamento nas realidades socioculturais de novas formas da existência coletiva. É claro que esse percurso diacrônico propõe, desde logo, um enfoque mais centrado no exame crítico e teórico sincrônico dos problemas constantes na ordem do dia do teatro contemporâneo – é o que faz Do Modernismo às Tendências Contemporâneas, o segundo volume desta História do Teatro Brasileiro.

História do Teatro Brasileiro - Volume II

História do Teatro Brasileiro - Volume II

Autor: João Roberto Faria

Editora: Perspectiva

Das Origens ao Teatro Profissional da Primeira Metade do Século XX e Do Modernismo às Tendências Contemporâneas', consideram e avaliam as suas inter-relações e diferenças. O teatro jesuítico, por exemplo, requer uma abordagem diacrônica, voltada mais para um trabalho arqueológico, em virtude da escassez documental e textual em que está envolvido, ao passo que o novo teatro, desde a sua fase modernizante, a partir da segunda metade do século XX, até a contemporânea, oferece um panorama, cujas linhas mestras nem sempre já são discerníveis, sobretudo na sua multifária e tumultuada expressão na atualidade, pois se encontram em pleno fazer-se na vida do aqui-agora. Assim sendo, relevam não só os aspectos ligados ao escrito dramatúrgico como tudo o que ele envolve para expor-se e comunicar-se com seu espectador de hoje, não menos do que com o de ontem, num movimento de captura da materialização ao vivo das manifestações teatrais no Brasil. É claro que neste conjunto se incluem tanto as cenas da vanguarda como o que tem recebido o nome de 'teatrão', na medida em que ambos contaram, e preservaram para a lembrança histórica, com espetáculos e artistas de vitalidade e significações convincentes.

Panorama do teatro brasileiro

Panorama do teatro brasileiro

Autor: Sabato Magaldi

Editora: Global

Consagrado como obra clássica da nossa historiografia cênica, 'Panorama do Teatro Brasileiro' analisa desde as primeiras manifestações dramáticas ocorridas no século XVI, com os autos de Anchieta, até as mais recentes realidades do palco nacional. Ao texto primitivo, de 1962, foram acrescentados dois apêndices, que tratam da dramaturgia atual e das tendências observadas nas últimas décadas. Pelos seus valores, este livro é indispensável para o leitor especializado, bem como para qualquer brasiliana.

Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress