Confira abaixo a lista com os livros sugeridos. Caso queira indicar outro livro entre em contato conosco clicando AQUI!
Primeira publicação de tal natureza no país, o Léxico de Pedagogia do Teatro incorpora verbetes que alcançaram, por seu valor temático e por sua atualidade, projeção significativa no discurso nacional e internacional, sobre a arte da cena e seu aprendizado, integrando os polos teatro e pedagogia, bem como disciplinas limítrofes. Nesse sentido, atende à necessidade, tantas vezes realçada por professores e alunos, críticos e artistas, de reunir um repertório de consulta e referência, em que cada entrada, de autoria de especialistas brasileiros e portugueses nas mais diversas áreas, ofereça tanto chaves de leituras pontuais quanto em rede, permitindo a articulação de matérias distintas, mas igualmente indispensáveis, para o estudo da prática teatral e o debate sobre seus conceitos operativos.
O PCN de Arte é um referencial voltado para o professor de Arte, para servir de instrumento de auxílio em seu trabalho, no qual é destacada a teoria e a prática emArte nas escolas brasileiras, ressaltando ainda, as características do fenômeno artístico, seu conhecimento como produção, fruição e reflexão, por meio dos quais se destaca a função da escola e o queestá envolvido no conhecimento da arte e as possibilidades de vários prazeres que ela traz. Os Parâmetros discorrem também sobre os objetivos gerais, conteúdos e outros itens importantes concernentesa arte para o ensino fundamental. Por fim, destaca algumas orientações didáticas como a criação, aprendizagem e a comunicação em arte. Para acessar: clique no link da descrição.
Editora: Sammus Editorial, 1978
O autor relata suas inúmeras experiências com crianças e adolescentes, procurando responder às dúvidas de qualquer professor que trabalhe com teatro na educação. Este livro aborda primordialmente o tipo de drama criado pelas próprias crianças e como orientá-lo para canais construtivos. Introduz regras claras de atuação, abre perspectivas e amplia o repertório. Numa abordagem analítica e humana, o autor faz um paralelo entre o jogo dramático infantil e a arte infantil, desde a pré-escola até a adolescência.
Editora: Perspectiva, 2002
Neste livro, a autora analisa as complexas relações culturais que influenciaram o ensino da arte nas escolas brasileiras, desde a chegada ao nosso país da Missão Francesa até a eclosão do Modernismo. Este exame desnuda com precisão crítica e notável enquadramento teaórico as ideias filosóficas, econômicas, sociais, artísticas e educacionais, ou seja, os propósitos e as finalidades determinantes da educação artística, do período em questão e que se acham sem dúvida na base da nossa apreensão atual da arte, bem como a adequação dos métodos utilizados à natureza dos objetivos propostos.
Jogo, Teatro & Pensamento, de Richard Courtney – professor do Ontario Institute for Studies in Education, autor de trinta livros, ator profissional e educador – é uma obra instrumental destinada a provar que a introdução do teatro nos currículos escolares é uma força motivadora para criar os significados da existência. Obra básica para pedagogos e professores preocupados com a contextualização dos conteúdos de suas especialidades.
Hucitec, 2010
Se a alguns artistas e responsáveis de instancias públicas e privadas ainda interessa estabelecer pretensas fronteiras estanques entre a educação e a ação sociocultural por um lado e a criação artística por outro - de modo talvez a manter privilégios e a assegurar prerrogativas consagradas pelo tempo - , muitos dos mais interessantes processos de trabalho teatral que podemos acompanhar em nossos dias constituem a demonstração mesma da não-pertinência da fixação desses limites. É no âmago dessas questões que se insere o livro de Flávio Desgranges. Seu espírito crítico aguçado, seu olhar sensível o levam a equacionar aqui aspectos candentes de uma Pedagogia do Teatro que vem sendo forjada em processos artísticos tornados públicos com intensidade crescente. Comprometido com as interrogações que perpassam o fenômeno teatral em nosso tempo e engajado na reflexão sobre o papel social dessa arte no que tange a todo e qualquer indivíduo por ela mobilizado, o autor nos apresenta um denso tecido de considerações nas quais o caráter estético e o aspecto formativo são indissociáveis.
Papirus Editora, 2003
Esta obra apresenta as raízes epistemológicas de algumas das principais abordagens brasileiras do teatro na educação e suas implicações pedagógicas, contextualizando-as no âmbito da obrigatoriedade do ensino de artes na educação básica nacional. De maneira clara e objetiva, expõe ao leitor os parâmetros educacionais de uma proposta didática para o ensino de teatro a crianças e pré-adolescentes das séries iniciais (1º a 4º série), fundamentada nos pressupostos teórico-prático do sistema de jogos teatrais formulado por Viola Spolin (arte-educadora norte americana).
Mediação, 2013
Ter experiência em arte, segundo o autor, artista, professor e pesquisador, não acontece sem uma experiência profunda com a criação teatral. Narciso esclarece o leitor sobre a prática docente nesses espaços e narra com intensidade as experiências vividas com Grupos de Teatro. Revela sua concepção de didática ativa, conduzindo sua prática de forma aberta, reinventando atividades e exercícios de modo a buscar o envolvimento máximo dos alunos em todos os momentos.
Papirus, 2013
Esse livro apresenta ideias e reflexões acerca do ensino do teatro, tendo por ponto de partida a experiência docente na sala de aula. Com recortes específicos referentes à pesquisa realizada por cada autor (artista-professor-pesquisador), os capítulos trazem relatos de experiências e procedimentos adotados por eles no enfrentamento cotidiano. A intenção é mostrar exemplos diversos do ensino do teatro e como a curiosa relação entre educação e teatro pode apresentar configurações variadas e, para muitos, surpreendentes. O leitor poderá reconhecer nessa obra como a arte do teatro e a prática educacional se desdobram de modo que se ampliem a concepção e os empregos do ensino do teatro. (Baseado no Prefácio de Mario Piragibe)
Papirus, 2009
O livro propõe o uso do teatro na educação com objetivos pedagógicos, a fim de favorecer o desenvolvimento de crianças e jovens estigmatizados pelo diagnóstico de fracasso escolar. Inicialmente, a obra apresenta uma síntese da história do trabalho pedagógico com os recursos teatrais, no mundo ocidental. A seguir, as autoras expõem uma oficina realizada com um grupo de crianças que apresentavam diversas dificuldades de aprendizagem, mostrando os resultados positivos obtidos por meio da intervenção com jogos teatrais. Fruto do encontro entre teatro, psicanálise e educação, este é um material de grande importância para educadores comprometidos com a formação de seus alunos.
Perspectiva, 1999
Este livro é antes de tudo o registro de uma prática; a do jogo teatral a partir do texto 'modelo de ação' das peças didáticas de Brecht (o Lehrstück). Ingrid Koudela expõe agora o que conceitua como um 'método para investigação das relações dos homens entre os homens', onde transparece não só a grande importância do educador, como também a renovação da própria função teatral.
Perspectiva, 1984
Nas pesquisas brasileiras sobre teatro e educação sobressai-se o trabalho que a autora realizou em Jogos Teatrais. Com base no triângulo Spolin-Piaget-Languer, erige uma sistemática de trabalho da maior fecundidade no processo didático, visto que permite a todo orientador reinventar os seus meios de ensinamento a partir de bases estruturais, quer em termos de grupo, quer de indivíduo.