jogos e metodologias

Confira abaixo a lista de livros sugeridos pelo Teatro Na Escola. Caso queira indicar outro livro entre em contato conosco clicando AQUI!

A aventura do Teatro

A aventura do Teatro

Autora: Maria Clara Machado

Editora: José Olympio, 2012

Este pequeno manual de Teatro foi escrito para aqueles que ainda não conhecem nada dos mistérios do palco, para aquele menino ou menina que resolve montar um peça, mas fica perdido na escolha do texto, nos ensaios ou na produção do espetáculo. Espero também que as professoras possam tirar deste livrinho, escrito com simplicidade, algumas idéias que as ajudarão a se iniciarem nessa arte tão fascinante e educativa que é o Teatro.

Exercícios de Palco

Exercícios de Palco

Autora: Maria Clara Machado

Editora: Agir, 1999

Através de rápidos esquetes, a autora propõe a estudantes e artistas o exercício de atos que façam parte do seu dia-a-dia e de suas encenações.

Gramática da Fantasia

Gramática da Fantasia

Autora: Gianni Rodari

Editora: SUMMUS

Por meio da análise de variadas técnicas de invenção, Rodari oferece um eficaz instrumento para os que acreditam na criatividade infantil. Mostra como uma aula pode se tornar criativa, agradável, instigante. E não se restringe ao universo 'clássico' da literatura infantil, pois também propõe técnicas a partir de notícias de jornais, fatos históricos, geográficos etc.

Improvisação para o teatro

Improvisação para o teatro

Autora: Viola Spolin

Editora: Perspectiva, 2012

Este livro é uma espécie de bíblia dos educadores em jogos dramáticos e na arte do teatro. Manual útil para atores profissionais e amadores, professores e crianças. Para a escola e os centros comunitários oferece um detalhado programa de oficinas de trabalho. Aos diretores de teatro propicia uma compreensão dos problemas enfrentados pelos atores e das técnicas para solucioná-los. Promove, ainda, uma discussão dessa atividade na educação, na dança, na psiquiatria, na convivência social e na criatividade artística.

Jogos Teatrais, o fichário de Viola Spolin

Jogos Teatrais, o fichário de Viola Spolin

Autora: Viola Spolin

Editora: Scipione, 2012

Viola Spolin figura seguramente entre os maiores professores de teatro, não só nos Estados Unidos. Onde quer que seu método e seus ensinamentos tenham chegado, não importando o país ou a língua, eles fizeram escola. Improvisação para o Teatro, sua famosa coleção de jogos, exercícios de atuação e comentários, continua tão atual hoje quanto na época de sua aparição inicial, como sua crescente difusão na rede escolar brasileira vem comprovando. Para melhor instrumentá-la, na prática de sua aplicação, Viola Spolin fez uma seleção especial de jogos teatrais, dispostos em fichas separadas em uma caixa, servindo ao trabalho em sala de aula. Através de Jogos Teatrais: o Fichário de Viola Spolin, professores e alunos podem viver a experiência teatral, com grande benefício para seu ensino e aprendizado.

Jogos para atores e não atores

Jogos para atores e não atores

Autora: Augusto Boal

Editora: Civilização Brasileira, 2001

Versão mais completa do ja celebre manual de jogos e exercicios do teatrologo. O livro sistematiza os exercicios utilizados pelo Teatro de Arena entre 1956 e 1971, oferecendo metodos de importancia inestimavel para o ator e para o homem comum.

Jogar, representar - práticas dramáticas e formação

Jogar, representar - práticas dramáticas e formação

Autora: Jean-Pierre Ryngaert

Editora: Perspectiva, 2014

Diretor teatral e professor da Universidade de Paris III, Jean-Pierre Ryngaert trata do tema da representação teatral há mais de trinta anos. Para o autor, a prática não faz parte apenas da formação do ator, mas também da do indivíduo, que se desenvolve ao se ver deparado com o inesperado, com o outro, consigo mesmo. Décimo quarto título da coleção Ensainhos, o livro traz exemplos de práticas e exercícios e conta com introdução de Maria Lúcia de Souza Barros Pupo, pesquisadora teatral e professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Segundo ela, "trata-se, antes de mais nada, de princípios de trabalho valiosos, a serem retomados e interpretados segundo a singularidade de cada circunstância."

Jogos teatrais na sala de aula

Jogos teatrais na sala de aula

Autora: Viola Spolin

Editora: Perspectiva, 2014

Parte de um projeto - que se tornou uma grande contribuição ao ensino de teatro nas escolas e universidades como à prática artística de um modo geral -, este 'Jogos teatrais na sala de aula' é uma demonstração ao vivo do quanto o jogo, com toda a sua força mobilizadora e materializadora das energias humanas, pode ter uma extraordinária função pedagógica, traduzindo esse potencial da ludicidade num poderoso instrumento de aprendizagem. Ao conduzir alunos/atuantes a desenvolver habilidades de performance artística, estabelece uma forma de criação articulada com as subjetividades de cada um, em face dos mais variados exercícios propostos. Nesse envolvimento com os jogos teatrais, os alunos aprenderão regras básicas 'para contar histórias, apreciação da literatura e construção de personagens'. Os atuantes lidam com situações pouco familiares sem perder o sentido de grupo ou o foco. O formato do jogo demanda sempre um problema a ser enfrentado, sempre habilidades a desenvolver - professor e aluno abandonam posições opostas e revelam-se parceiros - diretor e ator? O corpo vai para o centro do palco. O material do teatro integra a sala de aula através de gestos e atitudes experienciados 'concretamente no jogo, sendo que a conquista gradativa de expressão física nasce da relação que deve ser estabelecida com a sensorialidade'. Baliza de performance renovadora, este livro proporciona um sistema pedagógico dos mais ricos que se mostra indispensável experimentar em salas de aula num país com as particularidades do Brasil.

Jogos teatrais: exercícios para grupos e sala de aula

Jogos teatrais: exercícios para grupos e sala de aula

Autora: Maria C. Novelly

Editora: Papirus,2008

Nesse livro são apresentadas cerca de 50 atividades que não necessitam muito espaço e que demandam materiais simples. O educador que queira incorporar a arte dramática em um programa cultural, recreativo, encontrará nessa obra instrumentos para dinamizar e motivar seu grupo, montando uma atividade de trabalho original com muita energia e ação.

Jogos Teatrais na Escola

Jogos Teatrais na Escola

Autora: Olga Reverbel

Editora: Scipione, 2003

Ao desenvolver suas capacidades de expressão, a criança estará preparada para todo tipo de aprendizagem. A obra apresenta jogos teatrais e dramáticos adaptados às diferentes faixas etárias, os quais favorecem o relacionamento, a espontaneidade, a imaginação e a percepção das crianças de ensino fundamental. Com sugestões valiosas, que podem ser facilmente colocadas em prática não só nas aulas de artes, mas também nas aulas de língua portuguesa e história, por exemplo, traz uma proposta inovadora para trabalhar conteúdos. Segundo Maria Clara Machado, “Olga chegou com este livro a uma síntese completa do ensino teatral”.

Manual de jogos cooperativos

Manual de jogos cooperativos

Autora: Jim Decoave

Editora: Projeto Cooperação

Em 'Manual de Jogos Cooperativos', Jim Deacove apresenta 88 jogos que viabiliza o Projeto como um organismo que realize a visão + tarefa de ser emancipado, mutuamente sustentável e co-responsável pela vida.

O jogo teatral no livro do diretor

O jogo teatral no livro do diretor

Autora: Viola Spolin

Editora: Perspectiva, 2014

Este livro é uma aplicação prática do famoso método pelo qual Viola Spolin foi chamada "a grã-sacerdotisa do teatro improvisacional". A autora mostra, de forma lúdica, como suas técnicas podem ser utilizadas em larga variedade de situações, e também para o amadurecimento e a integração dos participantes do projeto teatral.

O professor em  ação dramática na educação infantil

O professor em ação dramática na educação infantil

Autora: Elisangela Christiane de Pinheiro Leite Editora: Paco Editorial O livro discute sobre a relação entre professores(as) da educação infantil e as crianças pequenas. Dessa forma, propõe-se a estratégia 'professor em ação dramática' como especificidade da profissionalidade docente daquele que atua com crianças da pequena infância, assim se faz um convite aos(às) professores(as) para repensar sobre suas expressividades no contexto pedagógico. O 'professor em ação dramática' se faz considerando a ação docente, e nesse sentido interessa a reação das crianças e assim pretende estabelecer a relação entre eles.
Os Princípios da Improvisação: 40 Jogos para Aprender a Improvisar

Os Princípios da Improvisação: 40 Jogos para Aprender a Improvisar

Autor: Cláudio Amado Este livro é um guia prático e fácil para aprender a arte de improvisar, ou seja, estar preparado para encontrar soluções para problemas inesperados. Para improvisar no palco, no trabalho e na vida é necessário desenvolver certas habilidades que já possuímos, mas que podem ser aperfeiçoadas. Cada capítulo fala de uma habilidade necessária para a improvisação, como Escuta, Colaboração, Trabalho em Equipe, acompanhado de jogos de improvisação relacionados. Este livro é indicado para , professores de improvisação, atores, estudantes e professores de teatro e artes; profissionais de diferentes áreas que buscam desenvolver aptidões próprias ou de seus funcionários e colegas de trabalho, como Comunicação, Auto Expressão, Combate a Timidez, Trabalho em Equipe, Tomada de Decisão, Raciocínio Rápido, entre outras; consultores, instrutores, palestrantes, facilitadores de treinamento corporativo e coaches; escritores, roteiristas, publicitários, dramaturgos e demais interessados em storytelling, roteiro e criação de histórias; e para qualquer pessoa que queira aprender jogos divertidos de criatividade, espontaneidade e integração para duas ou mais pessoas. Todos os exercícios descritos no livro já foram usados pelo autor em suas aulas e treinamentos nesses 12 anos de pesquisa e dedicação ao ensino da metodologia conhecida como Impro ou Improv. O livro está disponível na Amazon em formato e-book

Acesse aqui

Teatro e dança nos anos iniciais

Teatro e dança nos anos iniciais

Autora: Taís Ferreira e Maria Fonseca Falkembach

Editora: Mediação

A intenção desta publicação é convidar todas as escolas do país a praticar o teatro e a dança, oportunizando, por meio de atividades prazerosas e lúdicas, o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo das crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais. Articuladas à teoria, encontram-se sequências didáticas e interessantes práticas pedagógicas, provocando os educadores a, junto com as crianças, criar figurinos e cenários, inventar personagens, sons, movimentos e coreografias. Constitui-se numa completa orientação a professores e gestores sobre a importância de integrar essas áreas ao currículo escolar do Ensino Fundamental.

Trabalhando com jogos cooperativos

Trabalhando com jogos cooperativos

Autora: Marcos Miranda Correia

Editora: Papirus, 2010

Esse livro resultou da inquietação do autor em relação à dicotomia existente no ensino de educação física: se a cooperação é um comportamento tão valorizado nos discursos dos educadores, por que, muitas vezes, não é privilegiado nas práticas escolares? O livro discute as possibilidades e os limites dessa proposta pedagógica no contexto escolar da educação física, mostrando como a adoção de jogos cooperativos pode contribuir para o pleno desenvolvimento das habilidades sociais dos alunos. Fundamentado na literatura da área, Marcos Miranda demonstra a importância de que se cultive a cooperação, com a conseqüente modificação de práticas, conceitos e valores competitivos comumente encontrados na escola. O livro oferece ainda um conjunto de atividades, como sugestão para os professores, que pode servir para iniciar um trabalho que valorize a cooperação. As atividades apresentadas são abertas e podem ser modificadas de acordo com o contexto e as vivências de professores e alunos, caracterizando assim um processo de aprendizagem ativa.

Um caminho de teatro escola

Um caminho de teatro escola

Autora: Olga Reverbel

Editora: Scipione, 1989

Reúne observações, técnicas e atividades de expressão e dramaturgia para pré-escola, ensino fundamental e médio, resultado de longos anos de pesquisa e trabalho da autora com o teatro na educação, bem como de sua fé neste recurso. Apresenta técnicasvariadas, com sugestões de exploração em sala de aula. Discute como o teatro participa na formação da personalidade e da cultura da criança e do adolescente, constituindo um poderoso estímulo para o desenvolvimento da expressão de idéias, pensamentos e desejos de cada indivíduo e da classe.

100 Jogos Dramáticos

100 Jogos Dramáticos

Autora: Maria Clara Machado e Marta Rosman

Editora: SUMMUS

O Jogos Dramáticos é um passo decisivo no sentido de resgatar os sentimentos - e a imaginação - perdidos no excesso de informação acadêmica. Esta obra procura reinserir jovens e adultos no estado de receptividade, de espontaneidade - enfim, à liberdade de criação. E o faz abordando os dois lados: tanto o ensino, como a aprendizagem.O livro servirá de modo muito especial aos estudantes de letras, futuros professores de 1º e 2º graus e interessados em teatro e linguagem teatral. É uma contribuição importante à renovação da escola brasileira e um estímulo ao espírito inventivo das próximas gerações.

Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress