planos de aula

Aqui você encontra uma seleção de Planos de Aulas para orientar o trabalho em sala. Este é um espaço colaborativo que que visa compartilhar informações entre os educadores de teatro. Participe você também. Compartilhe suas dicas e inspire outros professores!

Sexta, 27 Fevereiro 2015 16:18

Trabalhando a imaginação, criatividade e criando histórias

Escrito por Lúcia Ribeiro

Tempo: 100 min
Faixa Etária: a partir de 10 anos
Objetivo: Trabalhar atenção, espontaneidade e criatividade

Jogo de aquecimento:

Convencionar três comandos (bater palmas, uma jóia, um estalo, uma piscada..etc...) A cada um desses comandos dado, o grupo, que estará em roda, de pé, fará uma ação. Ex: Quando o prof. der uma palma, todos imitam um animal. Quando der um estalo, todos correm até certo canto da sala. Quando der uma piscada todos rolam no chão em seguida levantam e dão um pulo!

Jogo fala um nome bate nas costas, bate nas costas fala um nome:

Funciona assim: Se eu falar um nome, essa pessoa terá que bater nas costas do seu amigo ao seu lado. essa pessoa que recebeu o tapa, deverá falar um nome! E assim por diante!

É um jogo muito gostoso, animado, ajuda a descontrair, além, é claro, de treinar a concentração, agilidade, pró-atividade, atenção!

Soltando a criatividade:

O prof/ monitor levará várias imagens recortadas de revistas, ou poesias, letras de música, objetos. Os intens levados deverão ser colocados no meio da roda. Os participantes deverão escolher cada um uma imagem (ou outro item os quais citei). Depois em dupla, essas imagens deverão ser juntadas, e cada dupla deverá apresentar uma cena teatral, seguindo os estímulos dados pelas imagens!

Poetando:

O prof/monitor levará várias músicas por extenso. Cada grupo, dupla ou individuo escolherá uma música e deverá recitá-la com determinado sentimento, que também pode ser sorteado. Ex: recitar a música X com sentimento X (música parabens a vc, com sentimento de raiva)!

Perguntas doidas, respostas malucas:

CAda pessoa receberá dois papeis em branco, de preferencia de cores diferentes. No primeiro papel a pessoa deverá escrever uma pergunta. E no outro a resposta dessa pergunta. Depois todas as perguntas e todas as respostas deverão ser recolhidas pelo monitor e embaralhadas. Cada pessoa então receberá dois papéis e lerá em público a pergunta e a resposta! Sai umas coisas bem engraçadas!

Contando um conto com imagens:

Usando as imagens levadas pelo professor, cada um pegará uma imagem. Todos sentaram em roda. Uma pessoa começará uma história tendo base sua figura escolhida. Ao comando do professor, outra pessoa deverá continuar essa historia, dando sentido à ela, porém inserindo a sua imagem no contesto!

Lido 17164 vezes Última modificação em Domingo, 14 Agosto 2016 13:21