SP: Seminário As trajetórias de Ana Mae Barbosa

Inscrições: a partir de  27 de setembro de 2017

O Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo realizará dia 16 e 17 de outubro de 2017 o seminário: As trajetórias de Ana Mae Barbosa

Por meio de diferentes perspectivas e interpretações teóricas de pesquisadores que foram influenciados por suas contribuições intelectuais e as experiências que Ana Mae Barbosa desenvolveu na área da Educação, neste encontro pretende-se apresentar as bases fundamentais do pensamento da estudiosa, debatendo sobre seu legado nos campos da Arte e da Educação, e apresentando os pontos fundamentais de sua trajetória.

16/10, segunda-feira.

14h Abertura Institucional

14h30 - 16h | Ana Mae Barbosa em Primeira Pessoa.
Ana Mae Barbosa é reconhecida como umas das pedras angulares na idealização, organização e aprofundamento das concepções sobre o diálogo entre a arte e a educação. Nesta palestra a pesquisadora e professora conversa com o público sobre sua trajetória profissional, compartilhando suas reflexões sobre a pesquisa, a formação, o ensino e o aprendizagem em artes no Brasil.
Com Ana Mae Tavares Bastos Barbosa

16h - 16h15 | Intervalo

16h15 - 18h15 | As Escolinhas de Arte no Brasil
As Escolinhas de Arte de Recife, de Brasília e de São Paulo, aconteceram na metade do século 20, fazem parte do Movimento de Escolinhas de Arte no Brasil, sendo experiências ricas a partir das quais emergiram questões sobre as relações entre arte e educação, experiências estas, que foram integrantes essenciais no decorrer do percurso intelectual de Ana Mae Barbosa. Esta mesa tem a intenção de jogar luz sobre esse período inicial da trajetória da educadora, reconhecendo nele, a gênese dos elementos fundamentais de suas reflexões.
Com Analice Dutra Pillar e Sidiney Peterson Ferreira de Lima.

18h15 - 19h30 | Intervalo

19h30 - 21h30 | A Abordagem Triangular
A abordagem triangular para o ensino das artes foi concebida por Ana Mae Barbosa. Trata-se de uma proposta pedagógica estruturada em três eixos: o fazer artístico, a apreciação ou leitura de obras de arte e a contextualização de produções artísticas.  Essa concepção abre possibilidades para que o professor apresente aos alunos aportes teóricos e estéticos, incentivo ao fazer artístico e informações socioculturais de um determinado objeto cultural.
Com Rejane Coutinho, Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo e Lucia Gouvêa Pimentel.

Dia 17/10, terça-feira
14h - 16h | Arte Educação: mediações
Os espaços onde as práticas culturais repercutem na formação das pessoas possuem meios que fazem transitar, por entre arquiteturas e públicos, os saberes sensíveis e inteligíveis. Assim, destaca-se nessa prática “O Arteducação produções” que desde 2001 apresenta projetos de mediação cultural buscando a produção de pesquisas, processos coletivos, trocas de experiências e gestão de projetos educativos.
Com Ana Amália Barbosa, Edna Y. Onodera, José Minerini Neto e Moa Simplício.

16h - 16h15 | Intervalo

16h15 - 18h15 | O legado e as contribuições de Ana Mae Barbosa na formação de educadores
Ana Mae Barbosa protagonizou eventos importantes para a construção de um pensamento sobre a formação de professores em artes, como a Semana de Artes e Ensino na USP, que reuniu cerca de três mil professores, a criação da linha de pesquisa em Arte Educação na Pós-graduação da ECA na mesma universidade, e o Festival de Inverno de Campos de Jordão de 1983. Estas, entre outras iniciativas contribuíram para ampliação da consciência sobre a importância da formação de educadores em artes. Nesta mesa pretende-se debater sobre as contribuições da pesquisadora para a constituição do campo da Arte Educação.
Com Rita Bredariolli, Fernanda Pereira Cunha e Jociele Lampert.

18h15 - 19h30 | Intervalo

19h30 - 21h30 | O que aprendi sobre Educação
As contribuições de Ana Mae projetam-se para além da arte educação. Esta mesa pretende refletir como os pressupostos teóricos e práticos da pensadora influenciaram outras áreas de conhecimento na Educação, nas formas de ensinar, na formação de pesquisadores e nas experiências educacionais que extrapolam o meio acadêmico e institucional.
Com Luiz Carlos Menezes e Regina Machado.

Para mais informações CLIQUE AQUI