planos de aula

Aqui você encontra uma seleção de Planos de Aulas para orientar o trabalho em sala. Este é um espaço colaborativo que que visa compartilhar informações entre os educadores de teatro. Participe você também. Compartilhe suas dicas e inspire outros professores!

Sexta, 27 Fevereiro 2015 16:18

Quebrando o gelo no primeiro dia de aula

Escrito por Célia Gusmão

Faixa Etária: Ensino Fundamental e Médio

Objetivo:

Oportunizar atividade de integração, concentração, nivelamento e expectativa.

Oportunizar memorização, integração do grupo, concentração, alongamento, aquecimento e descontração.

Trabalhar a concentração, agilidade, integração e aquecimento.

Trabalhar a confiança, criatividade, exploração dos três planos, integração e percepção

Aula:

1- TEIA: O grupo se dispõe num círculo. O primeiro participante se apresenta e fala sobre o que para ele venha ser "O que é Teatro", enviando em seguida a bola de retalhos para outro colega (de forma aleatória), mas permanecendo ligado a bola por meio de um fio de retalho.

Continua-se o exercício até que se forme uma "teia" com todos os participantes. São apresentados aos grupos as regras de conduta exigidas e é oportunizado que eles exponham aquilo que julgam necessários para o bom relacionamento do grupo. Ao final a bola é refeita, enviando-a de volta para a pessoa que lhe houver arremessado. Todavia, esta fase se realiza cantando:

Tudo que embola desembola, tudo que enrola desenrola. (2x).

Se o rolo enrola, desembola o bolo, se o bolo embola desembolará.(2x).

2- Bola-nomes: O grupo se dispõe em forma de círculo. O primeiro participante arremessa a bola para outro dizendo seu próprio nome, o que recebeu arremessa para outro dizendo seu próprio nome também, e assim sucessivamente até que todos tenham participado. Em seguida o participante que estiver com a bola arremessa-a para outro dizendo o nome daquele para quem arremessou, e assim sucessivamente. Quando todos já tiverem participado, aquele que estiver com a bola arremessa para um colega dizendo o nome de outro, o que recebeu a bola deve passá-la para o colega que quem arremessou disse o nome e terá de dizer o nome de um outro colega e assim sucessivamente.

3- Passarinho Voador: exemplo: Número de pessoas 10

O professor diz: "Passarinho está voando", e todos os 10 começam andar livremente pela sala.

O professor continua: "Passarinho na gaiola", cada par de mãos dadas, frente para o outro corre atrás de outra pessoa para prende-la na gaiola. (a terceira pessoa seria o passarinho).

Objetivo: sobrar uma pessoa.

4- Escultura versus Escultor: O trabalho é realizado em 2 grupos. Organize os alunos de dois em dois, um em frente ao outro, em dois círculos concêntricos. Após um sinal previamente combinado, um aluno da dupla modela o outro, conforme sua vontade como se fosse um escultor. Em seguida, ao sinal do orientador o círculo de fora se movimenta e o aluno pode modificar a escultura feita pelo outro. Depois de todos poderem ter modificado a escultura do outro, eles devem tentar desconcentrar o colega que está como escultura fazendo-o rir ou se movimentar, mas não se pode tocar na escultura. Invertem-se os papéis.

OBS: No final da aula, façam um debate sobre o que eles acharam das atividades. Assim, vocês terão uma avaliação mais abrangente sobre a turma e também sobre as dinâmicas trabalhadas na aula. Geralmente, as crianças/adolescente adoram este tipo de aula o que facilita muito na afinação do grupo.

Lido 29621 vezes Última modificação em Domingo, 14 Agosto 2016 13:20