planos de aula

Aqui você encontra uma seleção de Planos de Aulas para orientar o trabalho em sala. Este é um espaço colaborativo que que visa compartilhar informações entre os educadores de teatro. Participe você também. Compartilhe suas dicas e inspire outros professores!

Sábado, 04 Junho 2016 10:00

Teatro Gestual

Escrito por LUDIMILA DANGELIS
Tipo de Plano: Sequência didática
Tempo de cada aula: 100 min
Faixa Etária: 6 a 9 anos
Objetivo: jogar com os colegas sem recorrer a fala e escutar a música para realização de um movimento.
Resumo: reagir a estímulos com o corpo todo. dar ênfase nas expressões. ter consciência da musicalidade do corpo.
Material Necessário: músicas de filmes de chaplin. Pandeiro som

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
exercício 1 (10 min) caminhada pelo espaço com comando. 1 toque no pandeiro: todos sentam 2'' todos fazem umacareta 3'' fazem uma ação 4'' gargalhadas 5'' fazem uma roda
Exercício 2 (10 min) - escolha de ações os alunos devem escolher ações e toda vez que escutarem o toque do pandeiro irão trocar de ação.
Exercício 3 (25 min) - jogo do coro e corifeu umaluno faz uma ação (pode ser a ação anterior) e os outros alunos tentam copiar exatamente como o colega fez. vai trocando o corifeu. até que todos façam.
Exercício 4 (25 min) -diálogo entre dois grupos de coro e corifeu.
Exercício 5 (30min): improvisação com um tema sem fala. improvisação de uma história contada. gravação do curta-metragem baseado nas imrpovisações dos alunos.

DICAS:
Filmes:luzes da cidade