SP: Congresso Ensino/ Aprendizagem das Artes na América Latina: Colonialismo e Questões de Gênero

Dias: 23/04/2019 - 25/04/2019

Nos anos 70, nosso sistema de ensino da arte foi desenhado pela universidade de São Diego; nos anos 90, por um espanhol que não vivia no Brasil e agora voltamos a ser dominados por bancos e outras corporações que pressionam o MEC a retirar Arte do currículo das escolas públicas. Em 2018, Arte deixou de ser obrigatoriedade no Ensino Médio.

Este congresso pretende intensificar a conscientização e as ações de combate à colonização cultural, econômica, educacional e emocional. Arte/Educação no Brasil é feminina, isto é, dominada por mulheres que têm de lutar contra duas desqualificações ao mesmo tempo: a desqualificação do trabalho da mulher e a desqualificação da Arte no sistema educacional, por isso serão também discutidos os problemas que levam a ser necessária uma descolonização/decolonização de gênero.

Idealização: Ana Mae Barbosa.

Programação (sujeita à alteração)

Terça-feira (23/4)
9h30 - Credenciamento

10h - Abertura

10h30: Conferência “Colonialismo versus diálogo internacional. Como evitar a imposição de ideias fora do lugar?”
Com Prof. Dr. Ramon Cabrera (Cuba)

13h30 às 15h30 - Mesas
Mesa 1: “O Colonialismo Cultural e emocional aliado a questões de gênero, raça, classe social e códigos hegemônicos de Cultura”.
Com Fabio Rodrigues (Brasil), Vitória Amaral (Brasil) e Nora Merlin (Argentina)
Mesa 2: “Epistemologias Pedagógicas Decolonizadoras”.
Com Fernanda P. Cunha (Brasil), Eduardo Moura (Brasil), Patricia Raquimán (Chile) e Victor Kon (Argentina) in memorian

16h às 19h - Debates
Debate 1 (Parte I): “Colonialismo versus diálogo internacional. Como evitar a imposição de ideias fora do lugar? O Colonialismo Cultural e emocional aliado a questões de gênero, raça, classe social e códigos hegemônicos de Cultura”
Debate 2 (Parte I): “Que História da Arte queremos conhecer e que História do Ensino da Arte estamos construindo? O que aprendemos a respeito das diferenças entre polivalência e interdisciplinaridade?”
Debate 3 (Parte I): “De que revolução em Arte/Educação estamos precisando? Advocacia das artes no nosso sistema disciplinar de ensino: de que maneira defender as Artes como componentes obrigatórios”

19h às 20h - Ações Poéticas (programação integrada)

Quarta-feira (24/4)
9h30 - Credenciamento

10h às 12h - Mesas
Mesa 1: “Que História da Arte queremos conhecer e que história do Ensino da Arte estamos construindo?”. Com Renata Felinto (Brasil), Pedro Pablo Gómez (Colombia) e Luis Errázuriz (Chile)
Mesa 2: “Leitura da Imagem não Europeia”. Com Juliana Bevilacqua (Brasil), Rocio Polania (Colômbia) e Mirella Santos Maria (Brasil)

12h - Intervalo

13h30 às 15h30 - Conferência “Mulheres: arte e resistência”.
Com Prof. Dra. Chique Gonzales (Argentina)

16h às 19h - Debates
Debate 1 (Parte II): “Colonialismo versus diálogo internacional. Como evitar a imposição de ideias fora do lugar? O Colonialismo Cultural e emocional aliado a questões de gênero, raça, classe social e códigos hegemônicos de Cultura”
Debate 2 (Parte II): “Que História da Arte queremos conhecer e que História do Ensino da Arte estamos construindo? O que aprendemos a respeito das diferenças entre polivalência e interdisciplinaridade?”
Debate 3 (Parte II): “De que revolução em Arte/Educação estamos precisando? Advocacia das artes no nosso sistema disciplinar de ensino: de que maneira defender as Artes como componentes obrigatórios”

19h às 20h - Ações Poéticas (programação integrada)

Quinta-feira (25/4)
9h30 às 10h - Credenciamento

10h às 12h - Mesas
Mesa 1: “Políticas culturais e consciência decolonial”. Com Mario Méndez (México), Ilana Goldstein (Brasil) e Ethel Batres (Guatemala)
Mesa 2: “Mulheres Pioneiras em Arte/Educação decolonizadora”. Com Amanda Pacotti (Rosário-Argentina), Fernando Azevedo (Brasil) e Everson Melquíades (Brasil)

12h - Intervalo

13h30 às 15h30 - Conferência “De que revolução em Arte/Educação estamos precisando?”.
Com Prof Dr. Luis Camnitzer (Uruguai)

16h - Plenária

Informações importantes:
- Inscrições sujeitas à disponibilidades de vagas;
- Cada participante deverá se inscrever para o Congresso como um todo e optar por 1 entre as 2 mesas simultâneas a cada dia, e por 1 entre os 3 temas de debates com encontros sequenciais divididos em 2 dias;

Para mais informações CLIQUE AQUI