SP: Convite para o lançamento do livro "Os Jogos Teatrais de Viola Spolin: Uma Pedagogia da Experiência"

(1 Voto)

Karine Ramaldes e Robson Corrêa de Camargo convidam a todos para o lançamento do livro: "Os Jogos Teatrais de Viola Spolin: Uma Pedagogia da Experiência"

O  livro é fruto das discussões estabelecidas entre os autores dentro do programa de mestrado interdisciplinar em performances culturais da Universidade Federal de Goiás entre os anos de 2012 a 2016.

Sobre o livro:

Quais são as bases teóricas dos jogos teatrais propostos por Viola Spolin? Com que pensamento dialogava esta prática teatral? Qual o significado da experiência no teatro improvisacional? Como os jogos teatrais se constroem como experiência significativa? Como o teatro pode contribuir para a educação contemporânea na realidade de nossas escolas?

Estas são algumas das questões que este trabalho se propõe a refletir. Procura compreender os jogos teatrais em sua gênese, buscando aprofundar nossa experiência educacional contemporânea e brasileira. Na perspectiva da pedagogia do teatro, investiga relações entre o ato da experiência e a metodologia improvisacional dos jogos teatrais. Estabelece relações entre a metodologia dos jogos teatrais desenvolvida por Viola Spolin (1906-1994) e os conceitos de experiência tal como desenvolvidos por William James (1842-1910) e John Dewey (1859-1952), parte das reflexões estabelecidas pela escola de Chicago.

Data do lançamento: 22/06/17
Local: SP Escola de Teatro