Assine a petição Todos pela Arte/Educação

Agora é LEI - Artes Visuais, Dança, Música e Teatro são linguagens obrigatórias na Educação Básica do Brasil.

Parabéns a todos os Arte-Educadores  por essa importante conquista, mas a LUTA CONTINUA!

A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) entra em contradição com esta decisão pois não considera Artes Visuais, Música, Teatro e Dança como disciplinas, mas apenas como sub-componentes de uma vaga disciplina chamada ARTE, no singular.

Isto permitirá às escolas burlarem a obrigatoriedade, deixando as ARTES como meros complementos de outras disciplinas. Portanto, as escolas só contratarão professores de ARTES se quiserem.

A Fundação Lemann, aliada ao MEC, quer transformar estas disciplinas em meros sub-componentes curriculares.

A estratégia de considerar as Artes SUB-componentes é SUB-repticiamente intencional com o objetivo de, sem ferir a Lei de Diretrizes e Bases, retirar Arte do currículo, não contratando professores de Artes, que ficarão atreladas as outras disciplinas.

Por exemplo, o professor de Português ilustraria suas aulas, com obras de Arte. Ao discutir o tema "ponto de vista" em Literatura, usaria a tela "As meninas" de Velasquez. Teremos aí uma excelente aula interdisciplinar mas não é apenas Arte como tema transversal que nossos estudantes do Ensino Fundamental e Médio precisam.

Precisamos de professores bem preparados e espaço para as Artes no currículo pois Arte desenvolve a inteligência, como provam as pesquisas feitas por James Catterall.

Lutemos contra a SUB ARTE no currículo!

CONTINUEMOS A LUTA, AGORA RESPALDADOS PELA PL N 7.032.

Assinem o abaixo-assinado "Todos pela Arte/educação": http://bit.ly/TodosPelaEducação

Mídia