Notícias

Este é um espaço colaborativo que  visa compartilhar informações entre educadores de teatro. Caso tenha interesse em divulgar e/ou partilhar informações e oportunidade para professores de teatro CLIQUE AQUI

 

Sábado, 27 Janeiro 2018 14:35

Sobre a formação do professor de Teatro

Para refletir...

Segundo o Censo realizado pelo Ministério da Educação - MEC, sobre a situação dos docentes de Arte na educação básica brasileira, em 2013, somente 6% dos docentes têm formação específica na área de Arte e apenas 3% são licenciados em alguma graduação em Arte (Artes Visuais, Música, Dança ou Teatro). Em Teatro apenas 0,1% tem licenciatura e em algumas regiões dos país 0,0%.

O solo teatral ESPELHOS, com Ney Piacentini, abrirá, dia 17/02 às 19H, o Projeto Teatro na Biblioteca Mário de Andrade da capital paulista. Esta transcrição cênica dos contos homônimos O espelho, de Machado de Assis e Guimarães Rosa, contará com conversas/demonstrações após as apresentações, como parte das ações de incentivo à leitura do programa.

Além da peça, será realizada uma oficina teatral a partir de obras de autores clássicos da literatura brasileira e ainda uma palestra sobre a formação do sujeito brasileiro nas obras de Machado de Assis e Guimarães Rosa.

Inscrição: 29/01/2018 a 02/02/2018

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abre as inscrições do Processo Seletivo Simplificado objetivando a contratação de Professor Substituto.

Inscrição: 23 de janeiro a 09 de fevereiro de 2018.

Universidade Federal do Maranhão abre as inscrições para Processo Seletivo Simplificado objetivando a contratação de Professor Substituto.

"Beatriz e o peixe palhaço" (…) trata-se de uma fábula sobre a liberdade, a intolerância, a falta de respeito às diferenças e sobre a incomunicabilidade. Beatriz é uma garota que se transforma a partir de suas fantasias com um peixe, preso dentro de um aquário.» Ronaldo Correia de Brito

O texto, do dramaturgo Moncho Rodriguez, narra a história da menina Beatriz, "menina-jovem que vive numa casa excessivamente hermética, estruturada, marcada, jerarquizada, e cuja rígida família, desde seu nascimento, já tem para ela um caminho traçado, umas metas muito altas e claras, uma linha inevitável a seguir.

Inscrição: 05 à 30/03/2018

O Instituto Federal Fluminense (IFF) torna público a abertura das inscrições para o Concurso Público para provimento de cargos de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Quadro de Pessoal Permanente do IFFluminense.

Inscrição: de 08/01/2018 e 22/02/201

A Universidade do Estado de santa Catarina (UDESC), abre inscrição para Concurso Público  destinado ao provimento de cargo efetivo da categoria de Professor Universitário na área de Teoria-História do Teatro

Talvez seja controverso determinar a data de nascimento da dança moderna, mas é possível identificar os pioneiros e a época. As décadas finais do século XIX, chamadas de forma ampla e genérica de Belle Époque, viram surgir alguns dos mais inventivos artistas de todas as expressões que conhecemos, e com a dança não foi diferente.

Sob direção de Zelito Viana, o documentário "Augusto Boal e o Teatro do Oprimido" mostra a trajetória do teatrólogo Augusto Boal, idealizador de técnicas comparadas a de grandes teóricos das artes cênicas, como Brecht e Stanislavski. O longa-metragem traça a evolução de sua maior criação, "O Teatro do Oprimido".

Em tempos onde se privilegiam a aprendizagem colaborativa, a autonomia do aluno, os processos de auto-avaliação, as atividades criativas e a parceria aluno-professor, entre outros elementos do processo de aprender, não é de se estranhar que, cada vez mais, a utilização de um instrumento de avaliação e reflexão denominado Portfólio.

Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress