midiateca

Aqui você encontra materiais educacionais para inspirar  e fundamentar o trabalho em sala de aula.

A origem do Teatro Ocidental: Teatro Grego

A ORIGEM DA TRAGÉDIA

Vídeo produzido pelo professor Lindomar Araújo

"O teatro brasileiro:de Anchieta ao teatro moderno"

Vídeo criado a partir de uma copilação da aula 5 do Telecurso 2000

Como fazer Teatro de Sombras utilizando uma Caixa de Papelão.

Viola Spolin e o Teatro Esporte

Ingrid Dormien Koudela

Ingrid Dormien Koudela é escritora, tradutora e professora universitária brasileira, uma das figuras centrais no estudo da didática do teatro e principal desenvolvedora do sistema de jogos teatrais e do pensamento de Viola Spolin no Brasil.

Maria Clara Machado (1/2) - De Lá Pra Cá

Ao longo de mais de cinquenta anos de vida dedicada ao teatro, Maria Clara Machado escreveu trinta e quatro peças, ganhou os prêmios mais importantes, tanto no Brasil como nos países onde suas peças foram traduzidas e apresentadas.

Maria Clara Machado (2/2) - De Lá Pra Cá

Participam deste programa a atriz Louise Cardoso, a professora Claudia de Arruda Campos, a jornalista e crítica teatral Bárbara Heliodora e a atriz Cacá Mourthé (sobrinha e diretora do Tablado).

Sidney Rezende entrevista Maria Clara Machado

Documentário: Augusto Boal e o Teatro do Orpimido

Sob direção de Zelito Viana, o documentário "Augusto Boal e o Teatro do Oprimido" mostra a trajetória do teatrólogo Augusto Boal, idealizador de técnicas comparadas a de grandes teóricos das artes cênicas, como Brecht e Stanislavski. O longa-metragem traça a evolução de sua maior criação, "O Teatro do Oprimido". Os principais objetivos desta técnica teatral são a democratização dos meios de produção, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo e do teatro. Com depoimentos do próprio Augusto Boal, de Ferreira Gullar, Edu Lobo, Chico Buarque, Aderbal Freire-Filho, Cecília Boal e Julian Boal, o filme ainda mostra trechos das aplicações do "Teatro dos Oprimidos" em grupos e projetos em plena atividade. O roteiro foca em países como Índia e Moçambique, onde são captadas peças itinerantes com interação

Teatro do Oprimido

O que é o teatro do oprimido?

Teatro Fórum

O Teatro Fórum

Teatro Jornal

O Teatro Jornal

Teatro Imagem

O Teatro Imagem

Roda Viva 50 anos

Roda viva é uma peça de teatro brasileira. Foi escrita por Chico Buarque no final de 1967 e estreou no Rio de Janeiro no início de 1968, sob a direção de José Celso Martinez Corrêa. Foi a primeira incursão de Chico Buarque na área da dramaturgia. Na estreia, fizeram parte do elenco Marieta Severo, Heleno Prestes e Antônio Pedro, nos papéis principais, e a temporada foi considerada um sucesso. Durante a segunda temporada, com Marília Pêra, André Valli e Rodrigo Santiago substituindo o elenco original, a obra virou um símbolo da resistência contra a ditadura militar. Um grupo de cerca de cem pessoas do Comando de Caça aos Comunistas (CCC), invadiu o Teatro Ruth Escobar, em São Paulo, espancou os artistas e depredou o cenário. Segundo a Revista O Cruzeiro, de 9 de novembro de 1968, participou do ataque ao elenco do espetáculo Roda Viva João Marcos Monteiro Flaquer. Após o revés na capital paulista, o espetáculo voltou a ser encenado, desta vez em Porto Alegre. No entanto, os atores da peça voltaram a ser vítimas da violência e intransigência do CCC e, após este segundo incidente, o Roda Viva deixou de ser encenada. Mas esta é considerada uma das mais importantes peças de teatro brasileiras já produzidas na década de 1960. O espetáculo conta a história de um ídolo da canção que decide mudar de nome para agradar ao público, em um contexto de uma indústria cultural e televisiva nascente no Brasil dos anos 60. O personagem é a representação de uma figura manipulada - pela indústria fonográfica e/ou imprensa - que promove uma reflexão a cerca da sociedade de consumo. A peça é encenada em dois atos, contando a ascensão e queda de Benedito Silva, que passou a adotar o nome de Ben Silver. Mas o que marcou a peça foi a sua agressividade proposital com o intuito de chocar o público para os problemas que cercavam o país na época. Em julho de 1968, um grupo de cem pessoas ligadas ao Comando de Caça aos Comunistas (CCC) invadiu o Teatro Ruth Escobar, em São Paulo, agrediu artistas e depredou o cenário. Em setembro do mesmo ano a peça estreou no Rio Grande do Sul, a violência se repetiu e o espetáculo foi proibido pela censura. O espetáculo foi considerado pela censura como "degradante" e "subversivo". Segundo o censor responsável, Mario F. Russomano, Chico Buarque "criou uma peça que não respeita a formação moral do espectador, ferindo de modo contundente todos os princípios de ensinamento de moral e de religião herdados de nossos antepassados". De acordo com o documentário Beyond Citizen Kane, produzido pela rede de televisão britânica Channel Four, um teatro que apresentava a peça foi bombardeado, logo após a edição do Ato Institucional Número Cinco (AI-5). Texto e vídeo retirados da página Roda Viva - 50 anos​

Paradigmas: Rastros da História: TBC e Teatro de Arena

O episódio relembra os tempos áureos do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e a busca pela temática nacional na dramaturgia do Teatro de Arena, que culminou no grande sucesso Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri.

Os 50 anos do Théâtre du Soleil

A diretora Ariane Mnouchkine e a atriz Juliana Carneiro da Cunha relembram grandes momentos

O Teatro Segundo Antunes Filho - As Origens de um artista

Vida e obra do consagrado diretor teatral: Antunes Filho - Parte 1

O Teatro Segundo Antunes Filho - A década das transgressões

Vida e obra do consagrado diretor teatral: Antunes Filho - Parte 2

O Teatro Segundo Antunes Filho - Desafios de um tempo duro

Vida e obra do consagrado diretor teatral: Antunes Filho - Parte 3

O Teatro Segundo Antunes Filho - Mestres e discípulo

Vida e obra do consagrado diretor teatral: Antunes Filho - Parte 4

Evoé - Teatro Oficina

Documentário Completo

"Teatro de Estádio" por José Celso

Conferência de José Celso Martinez Corrêa durante o ENCONTRO INTERNACIONAL DE ANTROPOFAGIA. Sesc Pompéia, São Paulo, dezembro de 2005. EIA! Direção Zé Celso Martinez Correa / Curadoria e Direção Artística Beatriz Azevedo.

Aula-Espetáculo - Ariano Suassuna

Parte do projeto "Ariano Suassuna - Arte como Missão", esta aula-espetáculo do escritor Ariano Suassuna foi realizada em defesa da cultura brasileira e da identidade nacional. O evento é marcado pela convicção do escritor de que a arte é "missão, vocação e festa".

A Aventura do Teatro Paulista - Teatro de Arena (Parte 1)

Este programa fala da criação do teatro de arena com depoimento do seu criador, José Renato, e vários atores que faziam parte da Cia. Teatro de Arena.

A Aventura do Teatro Paulista - Teatro de Arena (Parte 2)

Este programa fala da criação do teatro de arena com depoimento do seu criador, José Renato, e vários atores que faziam parte da Cia. Teatro de Arena.

Documentário: Gianni Ratto - A Essência da Cena

O documentário, dirigido por Luiz Fernando Ramos, conta a trajetória de Gianni Ratto, um dos mais importantes cenógrafos da história do teatro brasileiro. Italiano radicado no Brasil, que trouxe novos contornos à dramaturgia nacional, faleceu em 2005. Direção: Luiz Fernando Ramos – Produtora: Documenta VideoBrasil

Otto Lara entrevista Nelson Rodrigues

Nelson Rodrigues, o gênio literário

Ruy Castro, autor da biografia "O anjo pornográfico", conta quais foram as influências que fizeram de Nelson Rodrigues um dos gênios literários brasileiros

A Desconstrução do Espaço Cênico: O Não Lugar

O episódio traz formas de encenação em locais mais acessíveis à população, como a proposta da Trupe Sinhá Zózima (Diadema), que leva o teatro para dentro de um ônibus, e a experiência de Zé Celso, no Teatro Oficina.

A Desconstrução do Espaço Cênico: O Espaço Protagonista

O telespectador é conduzido à uma reflexão sobre o espaço destinado à arte cênica e seu papel em uma narrativa. Diretores de companhias como, o Teatro Autônomo (RJ) e o Teatro da Vertigem (SP) contam um pouco de sua história.

A Desconstrução do Espaço Cênico: Poética e Tecnologia

A mistura de linguagens, a invenção da videocriatura, a adaptação de quadrinhos, bem como o misto de poética e cena também são demonstrados nas adaptações do escritor e diretor Mário Bortolotto e, respectivamente, do grupo XPTO.Direção Amílcar Claro - Roteiro de Sebastião Milaré - Produtora: Amilcar M. Claro Produções - Realização: SescTV
Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress